1. Uma “mini-Era do Gelo” pode ocorrer em nosso planeta em 2019: de modo geral, o sol possui pequenas “manchas” que queimam em sua superfície, indicando que a estrela está em fase ativa. Mas por razões desconhecidas, certas vezes essas manchas desaparecem, deixando a superfície do Sol mais “suave” e vazia. Isso ocorreu, por exemplo, no século 15, quando a Islândia e Finlândia perderam 1/3 de sua população. Nesta época, os Vikings precisaram deixar a Groenlândia, pois ela havia se transformado em uma área com temperaturas extremamentes baixas.

Foto: Reprodução/BrightSide
2. Cientistas descobriram um novo planeta habitável: HD 904790 B é o nome do planeta que provavelmente será habitado por seres humanos no futuro. O planeta está localizado na mesma galáxia que a Terra, e possui uma atmosfera excepcional, recursos climáticos e naturais e até mesmo água fresca. De acordo com cálculos realizados por astrônomos, levaria cerca de 300 mil anos para alcançarmos o HD 904790 B.

Foto: Reprodução/BrightSide
3. A Terra costumava ser roxa: um cientista da Universidade de Maryland supõe que há algum tempo nosso planeta costumava ser roxo. Antigos micróbios poderiam utilizar outras moléculas para processar a luz do sol em vez da clorofila. Essas moléculas davam a esses micróbios uma coloração roxa.

Foto: Reprodução/BrightSide
4. O ouro escondido: se fosse trazida para a superfície, toda a quantidade de ouro da Terra seria capaz de cobrir o planeta com uma camada de 48cm.

Foto: Reprodução/BrightSide
5. Terremotos na Lua: tremores na Lua não são objetos de fantasia. Entretanto, eles não ocorrem com tanta frequência como acontecem na Terra, e são localizados muito mais próximos do núcleo lunar. Cientistas acreditam que eles ocorrem por conta das forças de atração do Sol e da Terra.

Foto: Reprodução/BrightSide
6. A Terra pode ter uma segunda Lua: alguns cientistas acreditam que nosso planeta pode ter um segundo satélite. De acordo com pesquisas, existe outro objeto cósmico em rotação ao redor da Terra. Entretanto, não se trata sempre do mesmo objeto, porém satélites temporários. Acredita-se que o campo gravitacional da Terra certas vezes atrai asteroides relativamente grandes, que seguem nosso planeta por algum tempo (algo em torno de três rotações), antes de serem liberados para a vastidão do espaço novamente.

Foto: Reprodução/BrightSide
7. A gravidade é estranha: devido ao fato de que a Terra não é perfeitamente redonda, sua massa não é equilibrada. A diferença na massa causa flutuações na gravidade em diferentes lugares na Terra. Uma dessas anomalias ocorre na Hudson Bay, no Canadá, onde a gravidade é menor do que em outros lugares.

Foto: Reprodução/BrightSide
8. O campo magnético da Terra está mudando: nós estamos acostumados a pensar no campo magnético do nosso planeta como algo constante. Entretanto, ele continua mudando. De acordo com pesquisas científicas, o campo magnético se moveu aproximadamente 960km desde o século 18, e seu centro no hemisfério sul está localizado acima do Oceano Antártico. Ano após anos a velocidade do seu movimento aumenta, até atingir seu pico. Depois disso, o movimento vai ficar mais lento novamente.

Foto: Reprodução/BrightSide
9. A Lua pode ter sido uma parte do nosso planeta: cientistas supõe que a nossa Lua pode ter aparecido devido a uma colisão do nosso planeta com algum outro objeto de grande dimensão. A colisão pode ter resultado na separação de um pequeno pedaço da Terra, que mais tarde se transformou em seu satélite.

Foto: Reprodução/BrightSide